Grafeno poderá substituir fibra óptica no futuro das conexões e trazer velocidade ultrarrápida

Foto de Compare Fibra no Unsplash

A fibra óptica é considerada o melhor padrão para transmissão de dados nos dias atuais, se sobressaindo em relação a tecnologias implementadas de antigamente. Feita a partir de fios de silício, a tecnologia ser tornou predominante no Brasil.

De outro lado, sem enxergar o fim das possibilidades que o grafeno pode oferecer, cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, preveem que o material possa oferecer importantes aplicações no ramo da telecomunicação futuramente.

Para desenvolver um estudo em torno dessa aplicação, os especialistas desenvolveram as menores estruturas de fita de grafeno possíveis, em dimensões inéditas. Além de ser mais barato e simples de manipular em relação a outras tecnologias, particularidades do material podem ser aproveitadas.

O grafeno conta com características físicas únicas — é a única substância conhecida que pode se comportar como um isolante e supercondutor ao mesmo tempo, dependendo da sua estrutura. Desta forma, seria possível escaloná-lo de forma que melhor interaja com a luz e, consequentemente, propicie melhores conexões.

Com isso, o grafeno poderá ser utilizado para modular frequências em velocidades inigualáveis e até mesmo inimagináveis ao que se tem atualmente, além de bloquear frequências indesejadas, tornando as conexões mais estáveis.

Fonte: Engenharia E