Eleições nos EUA: Mike Pence ‘rompe’ com Donald Trump

 

O vice-presidente, que também é presidente do Senado, é quem deve declarar o vencedor da corrida eleitoral

Donald Trump e Mike Pence
Donald Trump e Mike Pence Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (31), o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, pediu à Justiça americana que rejeite um processo aberto por deputados republicanos que visa dar a Mike o poder de mudar o resultado das eleições presidenciais, invalidando a vitória do democrata Joe Biden.

Os republicanos argumentam que uma lei de 1887 que rege a forma como o Congresso certifica as eleições presidenciais é inconstitucional. A ação argumenta que a Constituição dá ao vice-presidente, atuando como presidente do Senado, a liberdade de decidir se os votos do Colégio Eleitoral são válidos.

No entanto, por meio do Departamento de Justiça, Pence argumentou que o processo é uma “contradição jurídica”. Em vez disso, os republicanos deveriam processar o Congresso, que aprovou a lei original.

A imprensa americana acredita que este seja um indício de Pence está rompendo com Trump, já que ele reforçava as alegações do presidente de que o pleito foi fraudado.

Em 6 de janeiro, na última etapa do processo eleitoral americano antes da posse do eleito , no dia 20 de janeiro, a Câmara dos Deputados e o Senado se reunirão em uma sessão conjunta para contar os votos dos delegados ao Colégio Eleitoral , que se reuniram em 14 de dezembro e ratificaram a vitória do democrata.

Pela legislação, cabe ao vice-presidente , que é também presidente do Senado, presidir a sessão e proclamar o resultado.

Fonte: Pleno News 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte da atriz Cristiana Oliveira é divulgada de forma equivocada e anúncio gera repercussão entre os fãs

Tabela Eliminatórias 2026

Situação de ator da Globo piora com a descoberta de depósito bancário e o surgimento de novo crime na Paraíba