Mistério envolve “problema” em máquinas eleitorais da Geórgia

 Mistério envolve “problema” em urnas eletrônicas da Geórgia

COMPARTILHE

Condados usam máquinas de votação feitas pela empresa Dominion Voting Systems.

Problemas registrados em máquinas responsáveis pelo sistema de votação de dois condados da Geórgia foram causados por causa de uma atualização feita pelo vendedor na noite de segunda-feira (2), um dia antes da eleição presidencial nos Estados Unidos. 

Os eleitores não puderam votar por algumas horas nos condados de Morgan e Spalding depois que o sistema utilizado pelas máquinas parou de funcionar, de acordo com relatos de autoridades estaduais ao jornal Politico.  

Por causa dos atrasos na votação, o juiz do Superior Tribunal, W. Fletcher Sams, prorrogou a votação nestes condados até às 23h. 

Os condados usam máquinas de votação feitas pela empresa Dominion Voting Systems e livros eletrônicos de votação — usados para os eleitores assinarem — feitos pela KnowInk

Marcia Ridley, supervisora de eleições do Conselho Eleitoral do Condado de Spalding, disse que não sabia o conteúdo da atualização: 

“[As empresas] enviaram algo ontem à noite, o que não é normal, e causou uma falha.” 

E acrescentou: 

“Isso é algo que eles nunca fizeram. Nunca os vi atualizar nada um dia antes da eleição.” 

Gabriel Sterling, gerente de implementação do sistema de votação no gabinete do Secretário de Estado, disse aos repórteres que o problema levou algum tempo para ser corrigido porque os técnicos tiveram que trazer equipamentos adicionais. 

Dominion e KnowInk não responderam a um pedido do site Politico para explicar a reportagem.  

Um porta-voz do gabinete do secretário de Estado da Geórgia também não respondeu às perguntas de acompanhamento sobre quem enviou o conjunto de dados e se ele havia sido revisado e testado por alguém de antemão. 

Fonte: Renova Mídia 

Próxima Anterior