Instituto Federal do Paraná cancelou evento com Boulos que foi obrigado a fazer a palestra na rua

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, comemorou a medida do IFPR em seu Twitter: 'essa tigrada precisa saber que os brasileiros acordaram!'
Debate com Guilherme Boulos foi realocado para a frente do Instituto Federal do Paraná, em Curitiba Foto: Reprodução Facebook

O Instituto Federal do Paraná ( IFPR) cancelou na véspera o evento "Educação e Democracia", organizado pelo movimento estudantil, que aconteceria nesta sexta-feira, 9, no Campus Curitiba , com a presença deGuilherme Boulos , que foi candidato à Presidência da República pelo PSOL em 2018. O encontro foi realocado pelos estudantes e aconteceu na rua, na frente do instituto, a partir das 10h.

O instituto, que conta com 19.818 alunos presenciais e 13.449 matriculados em cursos à distância, está em processo de eleição para os cargos de reitoria e direção-geral, e alegou, em nota divulgada em seu site, que o evento foi desmarcado por "medida preventiva".

Na nota, o IFPR afirma que a palestra, "que contribui para o necessário debate público sobre educação", poderia ser realizado em nova data ou local e também que "considerando que o Instituto Federal do Paraná está em processo de consulta eleitoral para os cargos de reitor e diretor-geral de  campus , e o regulamento vigente veda, sob qualquer pretexto, a vinculação com partidos políticos, considerou-se, por medida preventiva , a não realização do evento no auditório do Campus"
Pelo Twitter, o ministro da Educação ,Abraham Weintraub , comemorou nesta manhã o cancelamento do evento: "O Brasil está mudando! Essa tigrada precisa saber que os brasileiros acordaram!", escreveu o ministro no tuíte. Procurado pela reportagem, o MEC ainda não se pronunciou.
O ministro da educação, Abram Weintraub, celebrou em seu Twitter a decisão do Instituto Federal do Paraná de cancelar o evento
O ministro da educação, Abram Weintraub, celebrou em seu Twitter a decisão do Instituto Federal do Paraná de cancelar o evento "Democracia e Educação" com Guilherme Boulos, que aconteceria no Campus Curitiba nesta sexta-feira Foto: Reprodução Twitter
Guilherme Boulos, no entanto, se posicionou através de suas redes sociais, na quinta-feira à noite, classificando a medida como arbitrária e uma tentativa de se calar a oposição ao governo federal. Ele frisou que foi a Curitiba para tratar de temas relacionados à Educação e não tratar da corrida eleitoral no IFPR.
— Um encontro marcado a convite dos estudantes, para debater a situação do país, debater educação (...) Educação é um espaço da diversidade, que não pode ter pensamento único — disse em um vídeo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morte da atriz Cristiana Oliveira é divulgada de forma equivocada e anúncio gera repercussão entre os fãs

Tabela Eliminatórias 2026

Situação de ator da Globo piora com a descoberta de depósito bancário e o surgimento de novo crime na Paraíba