Informação rápida, tudo ao seu alcance em um simples aparelho na mão. É, de fato, difícil manter distância de um recurso tão tentador quanto os smartphones. Mas como nada é perfeito, há também um problema com todo esse uso.
É bem verdade que o exagero torna as coisas prejudiciais, com o celular não é diferente. Já existem estudos que mostram o quão nocivo pode ser depender tanto dessas máquinas.
Dormir é ótimo e essencial, dormir em pleno silêncio é ainda melhor. Pense em quanto tempo de sono você não ganharia se deixasse o celular fora do quarto. Pois é, perdemos de 30 a 60 minutos de sono.
Segundo a uma pesquisa realizada pelo YouGov e o Huffington Post, 63% dos jovens de 18 a 29 anos dormem com seus aparelhos embaixo do travesseiro. Eis o problema: Um estudo
mostrou que as luzes de computadores e celulares são capazes de ativar neurônios “despertáveis”, o que pode causar insônia.
Se você ainda não tem motivos suficientes para querer deixar seu celular longe para dormir, leia mais cinco bons motivos e tome sua decisão.
1- Tempo para ler e qualidade de sono
A luz de uma lâmpada não emite os mesmos sinais estimuladores que o celular, e isso já está comprovado. Então se ainda não estiver com sono, pegue um livro e ajude a possibilitar o ciclo natural do seu sono.
Você terá dois benefícios distanciando-se do celular, afinal, ler um livro é sempre uma boa e não há quem não goste de dormir bem. Segundo estudos, não há momento mais ideal para se aprender alguma coisa do que antes de dormir. E não como todo mundo sabe, livros são ótimos para aprender.
A National Câncer Institute afirma que os telefones emitem radiações eletromagnéticas que podem ser absorvidas pelo tecido humano, ainda que nenhuma grande pesquisa consiga confirmar a relação entre celulares e o câncer,
Segundo a International Agency for Research on Cancer, essas transmissões podem ser “possivelmente cancerígenas” e os riscos aumentam se o celular estiver com WiFi ligado e em contato com a sua pele. Na dúvida, é melhor manter um pouco de distância.
Inegável que é de extrema importância reservar momentos solitários para refletir sobre a vida e quais caminhos se está traçando, porém esquece-se disso, devido ao contato excessivo com redes sociais sempre apitando.
Quando procuramos nos distanciar da tecnologia, fica muito mais fácil aproveitarmos o presente e esquecer um pouco o que é externo a você. Aprender a dizer não para a conexão constante pode aumentar os seus momentos de reflexão.
4- Aumento da criatividade
Com tanta informação, acabamos ficando cegos aos detalhes. Diminuindo seus acessos, você poderá analisar a natureza, as coisas ao seu redor, as ruas e consequentemente, ter novas ideias.
5- Dormir
Dormir é ótimo e essencial, dormir em pleno silêncio é ainda melhor. Pense em quanto tempo de sono você não ganharia se deixasse o celular fora do quarto. Pois é, perdemos de 30 a 60 minutos só antes de dormir.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar!