Conhecida por sua aversão à fama, Sia é uma cantora pop australiana responsável por sucessos como "Chandelier" e "Cheap Thrills".
(Tonya Brewer / Divulgação)
Quem é Sia?
Sia se mudou para a Inglaterra para seguir carreira na música quando tinha pouco mais de 20 anos e cantou com o grupo Zero 7. Seu primeiro disco solo, Healing Is Difficult , colocou sua carreira em um novo caminho, e ela o seguiu com discos como Colour the Small One e Some People Have Real Problems . Com músicas como "Chandelier" e "Cheap Thrills" impulsionando Sia para a fama nas paradas pop, ela começou a usar uma peruca que esconde seu rosto, escolhendo viver sob os holofotes o mais anonimamente possível.
Vida pregressa
Sia nasceu Sia Kate Isobelle Furler em 18 de dezembro de 1975, em Adelaide, Austrália. Sua mãe estava envolvida com artes e seu pai era músico, então Sia foi exposta a elementos criativos desde cedo. Como músico, seu pai era amigo de membros da banda INXS e também de Colin Hay, do Men at Work, que Sia conhecia tão bem enquanto crescia que se referia a ele como Tio Collie.
Sia começou a se apresentar com uma banda chamada Crisp, cantando seu caminho através da cena jazzística de Adelaide na década de 1990. Algum sucesso a levou a lançar uma carreira solo em 1997, mas não deu certo e ela logo fez um plano de se mudar para o Reino Unido para ficar com seu namorado. Tragicamente, uma semana antes de ela deixar a Austrália, ele foi atropelado por um carro e morreu. Ela descreveu o jovem como o amor de sua vida, e sua morte foi um evento devastador.
Foto: Barry King/FilmMagic | (1975-)
Álbuns e Músicas
'A cura é difícil'
Mudando-se para a Inglaterra após a tragédia, Sia teve sua primeira grande chance na forma de um show de backing vocal para Jamiroquai. Isso levou Sia a se juntar ao aclamado ato de música eletrônica Zero 7, cujo sucesso ela descobriu que apenas adiou seu verdadeiro sonho: uma carreira solo. Em 2000, ela deu um grande passo em direção a esse sonho quando assinou um contrato de gravação com a Dance Pool, uma divisão da Sony. No mesmo ano, seu primeiro álbum, Healing Is Difficult , foi lançado, gerando o single de sucesso "Drink to Get Drunk". Outro single, "Little Man", foi remixado pelo artista britânico Wookie e se tornou um grampo de danceteria. Com essas duas músicas, Sia começou a gerar muito burburinho, e sua carreira estava pronta para decolar.
"Não me derrube", "Color the Small One"
Sia logo teve um desentendimento com sua gravadora, no entanto, o que a levou a pular para a Go! Beat Records, onde lançou o EP Don't Bring Me Down em 2003. Seu próximo LP, Colour the Small One , seria gravado depois que Sia se mudou para os EUA e contou com uma colaboração com Beck na música "The Bully". O álbum não foi um sucesso nas paradas, mas continha uma música que mudaria a trajetória da carreira de Sia.
'Breathe Me', 'Lady Croissant', 'Algumas pessoas têm problemas reais'
Colour the Small On e tinha uma linda balada, "Breathe Me", que acabou sendo perfeita para o episódio final da série da HBO Six Feet Under , trazendo à cantora muita atenção extra. Sia não escondeu o quão importante foi a aparição dessa música no programa, dizendo que ela trouxe de volta à vida sua "carreira verdadeiramente moribunda". Essa carreira rejuvenescida levou a turnês, e o primeiro álbum ao vivo de Sia, Lady Croissant , foi o resultado. Seu terceiro álbum, Some People Have Real Problems , saiu em 2008 e estreou nos EUA na posição 26.
"Quando Cai", "O Jardim", "Nós Nascemos"
Sia foi membro do Zero 7 o tempo todo, aparecendo nos álbuns When It Falls (2004) e The Garden (2006), mas a banda se cansou de esperar que ela gravasse seu próximo álbum. Assim, em 2009, Sia foi substituída e se viu trabalhando sem rede por conta própria. Isso só lhe deu mais ímpeto, e ela escreveu músicas para o Bionic de Christina Aguilera antes de seu próprio álbum We Are Born aparecer em 2010.
Mas com o sucesso vieram os problemas, e Sia foi vítima de abuso de drogas e álcool e foi diagnosticada com a doença de Graves. Ela saiu dos holofotes, concentrando-se em escrever para artistas como Madonna , Beyoncé e Rihanna , que levaram a canção escrita por Sia "Diamonds" para o primeiro lugar.
Indicações ao Grammy para '1000 Forms of Fear'
Quando Sia reapareceu, ela estava envolta em uma peruca branca que cobria completamente seu rosto. Cansada dos holofotes da fama, Sia apareceu em público obscurecida pela peruca, de apresentações na TV a aparições ao vivo. E ela só se tornou mais famosa, com músicas como "Chandelier" e "Cheap Thrills" fazendo ondas nas paradas pop. O relacionado 1000 Forms of Fear foi lançado no verão de 2014 e alcançou o primeiro lugar nas paradas dos EUA, o primeiro álbum a fazê-lo para a cantora/compositora. Sia mais tarde recebeu quatro indicações ao Grammy por "Chandelier", incluindo indicações nas principais categorias de Gravação do Ano e Canção do Ano.
Trilhas sonoras: 'O Grande Gatsby', 'Jogos Vorazes'
Sia também fez trabalhos de trilha sonora, contribuindo com faixas para The Great Gatsby (2013), The Hunger Games: Catching Fire (2013), Annie (2014) e Fifty Shades of Grey (2015), de Baz Luhrmann. Ela também colaborou com o produtor de dança David Guetta no hit Top 10 "Titanium" e emprestou seus talentos para o álbum dance-pop Déjà-Vu de Giorgio Moroder de 2015 , cantando na faixa-título jubilosa.
'Isto é atuar', 'Todo dia é Natal'
No ano seguinte, foi lançado o sexto álbum de estúdio de Sia, This Is Acting. Embora a maioria das faixas tenha sido originalmente oferecida a outros artistas, Sia encontrou sucesso por meio de suas próprias performances delas, particularmente os singles "Cheap Thrills" e "The Greatest". A artista seguiu em 2017 com um álbum de férias, Everyday is Christmas , com seu single principal, "Santa's Coming For Us", lançado pouco antes do Halloween.
LSD e Nova Música Solo
Sia então se juntou ao DJ/produtor americano Diplo e ao cantor/rapper inglês Labrinth para formar o supergrupo LSD, que lançou cinco singles antes de lançar um álbum completo, Labrinth, Sia & Diplo Present... LSD , em abril de 2019. Retornando ao trabalho solo, ela compôs a faixa "Original", que apareceu na trilha sonora de Dolittle no início de 2020, antes de lançar "Together" em maio.
Vida pessoal
Vegana, Sia se juntou a outras celebridades para falar sobre causas de bem-estar animal. Em agosto de 2014, ela se casou com o documentarista Erik Anders Lang em sua casa em Palm Springs, Califórnia. Eles anunciaram sua separação no final de 2016.
Em novembro de 2017, após descobrir que alguém estava tentando vender uma fotografia dela nua, Sia antecipou o traficante postando a fotografia em sua conta do Twitter, junto com um anúncio de seu próximo álbum: "Economize seu dinheiro, aqui está de graça. Todo dia é Natal!"
Em maio de 2020, a artista confirmou que havia adotado dois adolescentes no ano anterior, quando eles estavam prestes a deixar o sistema de assistência social por idade.
FATOS RÁPIDOS
- Nome: Sia
- Ano de nascimento: 1975
- Data de nascimento: 18 de dezembro de 1975
- Cidade natal: Adelaide
- País de nascimento: Austrália
- Sexo: Feminino
- Mais conhecida por: Conhecida por sua aversão à fama, Sia é uma cantora pop australiana responsável por sucessos como "Chandelier" e "Cheap Thrills".
- Indústrias
- Música
- Signo astrológico: Sagitário
- Nacionalidades
- australiano
INFORMAÇÕES DE CITAÇÃO
- Título do artigo: Biografia de Sia
- Autor: Editores Biography.com
- Nome do site: O site Biography.com
- URL: https://www.biography.com/musicians/sia-furler
- Data de acesso:
- Editora: A&E; Television Networks
- Última atualização: 14 de maio de 2021
- Data de publicação original: 8 de maio de 2015
*Biography
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar!